Hospital Rio Doce vai receber aparelho de radioterapia

Hospital Rio Doce vai receber aparelho de radioterapia

Compartilhe essa notícia:

O Hospital Rio Doce de Linhares está na lista para receber um aparelho de radioterapia do Ministério da Saúde. A informação foi confirmada hoje pelo deputado federal e líder da Maioria na Câmara, Lelo Coimbra (PMDB), à diretora-geral do Hospital Rio Doce, Fátima Biancardi, e representantes da instituição, durante reunião em Vitória.

“Temos a garantia do ministro da Saúde, Ricardo Barros. O Hospital Rio Doce já está habilitado para receber esse equipamento de radioterapia. Vamos garantir um tratamento mais humanizado e com qualidade na assistência”, informou Lelo.
Desde 2012 o Hospital Rio Doce oferece tratamento de quimioterapia. Segundo Fátima Biancardi, o hospital tem 600 pacientes em tratamento contra o câncer. “É importante que esse atendimento seja integrando, quimioterapia e radioterapia em um só local. Os pacientes que precisam de radioterapia têm que ir para Vitória porque nem Linhares nem Colatina possuem esse aparelho. Hoje o equipamento de radioterapia é vital para o atendimento aos pacientes dos 11 municípios referenciados pelo Ministério da Saúde para atendimento em Linhares”, destacou.
As prefeituras da região disponibilizam ônibus para que os pacientes possam ir à Capital fazer as sessões diárias de radioterapia. Eles encaram as estradas ainda de madrugada e só chegam tarde da noite em casa, já que precisam aguardar que todos os pacientes sejam atendidos. “O paciente já vem muito debilitado. E ainda são muitas horas de estradas. E temos também um problema muito sério nas nossas estradas, com riscos de acidentes no trânsito. Saímos esperançosos dessa reunião”, disse Biancardi. O encontro contou ainda as presenças do provedor-geral do Hospital Rio Doce, Arles Miranda, e do presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Espírito Santo, Mauro Quintão.
Miranda e Quintão também agradeceram o apoio do deputado em garantir a inclusão do Rio Doce na lista das três cidades capixabas que vão receber aparelhos de radioterapia. “Temos que agradecer o apoio e a acolhida do deputado ao pleito do hospital”, ressaltou Miranda.
Mais equipamentos
Em Colatina, o equipamento será disponibilizado para o Hospital São José, que já atende pacientes da região que lutam contra o câncer. Na Capital, o aparelho será destinado à Santa Casa de Misericórdia de Vitória, que também oferece serviço de oncologia. As três integram a lista das 100 cidades brasileiras que vão receber os aparelhos do Ministério da Saúde. A distribuição dos equipamentos integra o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia.
“A mobilização agora é para garantir que os aparelhos cheguem o mais rápido possível às cidades capixabas. Mas ainda não há previsões”, finalizou o deputado.

Compartilhe essa notícia: