Vitória, Colatina e Linhares vão receber aparelhos de radioterapia

Vitória, Colatina e Linhares vão receber aparelhos de radioterapia

Compartilhe essa notícia:

No mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, uma doença que faz mais de 14 mil vítimas por ano no Brasil, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, garantiu ao líder da Maioria na Câmara, deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), que três cidades capixabas vão receber equipamentos de radioterapia. Além de Colatina, Linhares e Vitória vão integrar a lista das 100 cidades que vão receber os aparelhos.

“O ministro já tinha se comprometido em disponibilizar um aparelho de radioterapia para Colatina. Agora, a boa notícia é que Linhares e Vitória também serão contempladas. Essa é uma conquista importante que garantirá a descentralização e ampliação do serviço de radioterapia no Espírito Santo, além de um atendimento mais humanizado”, destacou Lelo.

A distribuição dos equipamentos integra o Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia. Os aparelhos serão produzidos no próprio Brasil, possibilitando assim a redução dos custos, principalmente de manutenção, já que o governo importa os equipamentos.

“Vamos buscar garantir que os aparelhos cheguem o mais rápido possível às cidades capixabas. Mas ainda não há previsões”, informou o deputado.

Em Colatina, o aparelho de radioterapia será disponibilizado para o Hospital São José, que já atende pacientes da região que lutam contra o câncer. Na Capital, o equipamento deve ser destinado ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, que também oferece serviço de oncologia. “Em Linhares ainda não tenho os detalhes sobre onde o aparelho será instalado. O mais importante foi ter a garantia do ministro de que o Estado vai receber esses três aparelhos”, disse Lelo. 

Compartilhe essa notícia: